Agilidade foi foco em reunião para trazer Instituto Butantan à cidade

Vereadores da Comissão que estuda o caso conheceram o local destinado para instalação
Agilidade foi foco em reunião para trazer Instituto Butantan à cidade

Os vereadores da Comissão Especial de Estudos que analisa a implantação de uma Divisão do Instituto Butantan em Ribeirão Preto, se reuniram na tarde desta segunda-feira, 19 de fevereiro, com gestores da Fundação Hemocentro no Campus da USP.

O objetivo é concretizar o projeto em prédio anexo dentro da unidade de saúde. Os vereadores Luciano Mega (PDT), Elizeu Rocha (PP) e Jean Corauci (PDT) conheceram o local onde se pretende instalar esse "braço" do Butantan na cidade. A comissão conta ainda com os vereadores Gláucia Berenice (PSDB) e André Trindade (DEM), representados na reunião.

Durante o encontro, o representante da presidência do Hemocentro de Ribeirão, Ricardo Haddad, ressaltou os 25 anos de história da Fundação e as áreas de abrangência no estado de São Paulo, que atinge, entre outras regiões, o Vale do Paraíba e Litoral. Lembrou que o trabalho vai muito além da doação de sangue, incentivando o ensino, pesquisa e desenvolvimento da ciência, além dos trabalhos de excelência com o Centro de Terapia Celular e nas transfusões de sangue.

Os vereadores enfatizaram que para o vínculo entre Hemocentro e Instituto Butantan se tornar realidade será preciso estratégia rápida e menos burocracia, uma vez que a área para instalação já existe, bem como recursos humanos para o desenvolvimento do trabalho. Lembraram também que a parceria, além de trazer ciência e fomentar novos produtos que serão destinados a todo o país, contribuirá para a economia da cidade na geração de novos empregos.  A Comissão pretende agora apresentar o projeto ao secretário estadual da Saúde, para diretrizes, e posteriormente reivindicar autorização do governador Geraldo Alckmin.

Por Marco Aurélio Tarlá

Foto: Aline Pereira